No dia 19 de julho, ocorreu uma visita técnica na Sala do Artesão para discutir o andamento do trabalho proposto pela criação do espaço, que faz 1 ano nesta semana. A principal pauta da reunião foi a implementação da Carteira Nacional do Artesão, documento gratuito e com validade de seis anos, que regulamenta a profissão do artesão, após a inserção de dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). A reunião contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Marcus Fróis; da gestora da Sala Mineira de Artesanato, Anarlandi Fuzzatto; de Tiago Brandão da Superintendência de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, sediada em Belo Horizonte; e de César Ávila da Coordenação de Serviços e Gestão de Eventos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Instituída pela Portaria nº 14, em 16 de abril de 2012, a Carteira surgiu com a proposta de fomentar o processo de formalização da atividade artesanal, além de proporcionar aos seus portadores acesso a cursos de capacitação, feiras e eventos, apoiados pela Secretaria de Estado e pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), bem como as ações dos Serviços em Inovação e Tecnologia – SEBRAETEC. Atualmente, só existem 3 postos onde a carteirinha pode ser adquirida: Belo Horizonte, São João del-Rei e Ouro Preto.
Para as artesãs e artesãos locais que queiram adquirir a carteira, basta que agendem o atendimento na Sala do Artesão, que fica na Estação Chagas Dória (Praça Senhor Bom Jesus de Matozinhos, s/n – Bairro Matozinhos). Para a inscrição, é necessário que se apresente uma cópia da Carteira de Identidade; o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); um comprovante de residência ou declaração; cópia do documento de inscrição no PIS/PASEP (opcional) e uma foto 3 x 4. Após a entrega da documentação, o (a) interessado(a) passa por uma prova de habilidade no local e, se for aprovado, recebe a Carteira Nacional na mesma hora. Ficam dispensados do teste de habilidade aqueles que forem reconhecidos como mestre artesão e artista popular definidos pela Portaria nº 1007/SEI de 11/06/2018.
A Sala do Artesão de São João del-Rei também oferece cursos gratuitos como forma de incentivo ao artesanato. No momento, são oferecidas aulas de tricô às terças-feiras, das 14 às 16h, e aulas de crochê, às quartas-feiras, das 14 às 16h. As aulas já estão em andamento e quem tiver interesse pode se inscrever e aguardar na lista de espera pelo telefone (32) 3373-4212. Há propostas do oferecimento de outras modalidades no futuro, como conta Anarlandi. Ela disse que vários artesãos já mostraram interesse em ministrar aulas no local como forma de passar tal conhecimento adiante e de valorizar a cultura local.
Fonte: http://www.saojoaodelrei.mg.gov.br – Texto: Samara Santos – Foto: Divulgação/SMCT
Facebook
Twitter
Google+
YouTube