Web Código – Agência Digital
Reunião Extraordinária para votação da LOA e do PPA acontece no dia 8 de Dezembro
Política

Reunião Extraordinária para votação da LOA e do PPA acontece no dia 8 de Dezembro

Reunião Extraordinária para votação da LOA e do PPA acontece no dia 8 de Dezembro

Na tribuna, Parlamentares cobraram informações de obras na cidade

Na primeira Reunião Ordinária do mês de Dezembro, e penúltima do ano legislativo, o Presidente da Câmara Municipal de Araxá, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), anunciou a data da votação da Lei Orçamentária Anual 2018 e do Plano Plurianual de Ação 2018/ 2021. A Reunião Extraordinária para apreciação dos dois projetos vai acontecer no dia 8 de dezembro, às 10 horas, no Plenário Guilherme Gotelip Neto.

Usaram a tribuna na tarde desta terça- feira os vereadores: Robson Magela (PRB), Raphael Rios (SD), Hudson Fiuza (PSL), Fernanda de Castelha Afonso (PSL), José Valdez da Silva (Ceará – PMB), Edinho Souza (PTB) e Carlos Roberto Rosa (SD).

Robson Magela

Primeiro a usar a tribuna, o Vereador Robson Magela comentou a repercussão da revitalização da Avenida Antônio Carlos. Para ele, o dinheiro utilizado na obra, que custou mais de um milhão de reais, poderia ter sido investido em saúde, educação, reajuste salarial para os servidores, melhorias nas estradas vicinais e coleta de lixo. Robson afirmou que vai apresentar um projeto de Decreto Legislativo para que seja convocado um plebiscito com o objetivo de ouvir a opinião da população Araxaense em relação à construção dos viadutos.

Indicação – Que a Prefeitura Municipal de Araxá envie para todos os vereadores a prestação de contas de revitalização da Avenida Antônio Carlos assim que as obras forem concluídas.

Moção de Congratulações – Moções de Congratulação e Reconhecimento às seguintes instituições municipais de ensino: EMEI Dom Pixote; EMEI Francisco Braga; CEMEI Magdalena Lemos; CEMEI Querobina Gomes Borges; CEMEI Sarah Valle Abrahão; CEMEI Francisca Querina Martins de Oliveira.

Indicação – Que o IPDSA notifique o proprietário do terreno localizado em frente ao número 295 da Avenida Maria Aparecida Pereira, no bairro Recanto do Bosque, para que ele providencie a limpeza da área.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá providencie a pavimentação asfáltica dos trechos não asfaltados das ruas do Matadouro e Vicente Alves Barcelos, localizadas no bairro Bom Jesus.

Indicação – Providências em relação à erosão de parte do asfalto da rua Antenor Afonso Júnior, no Jardim das Oliveiras, e retire os entulhos colocados próximo de um bueiro na mesma rua, na esquina com a rua Sebastião Carlos de Menezes.

Finalizando sua participação, Robson apresentou solicitações dos moradores do Bairro São Geraldo, que foram detectadas através de seu Gabinete itinerante.

Indicação – Que a Polícia Militar intensifique a ronda policial na Praça do Goiano e na Praça Antenor Afonso (Praça do Parquinho), no bairro São Geraldo, após as 22 horas, quando acontece a saída dos alunos do Uniaraxá.

Indicação – Que o IPDSA notifique o proprietário do terreno localizado na esquina da rua Guaporé com a rua Pernambuco, no bairro São Geraldo, para que ele providencie a limpeza da área.

Indicação – Que o IPDSA notifique o proprietário do terreno localizado em frente ao nº 483 da rua Santa Catarina, no bairro São Geraldo, para que ele providencie a limpeza da área.

Indicação – Recapeamento asfáltico no quarteirão da rua Pernambuco onde está localizada a residência de número 760.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá instale uma faixa de pedestres nas duas pistas da Avenida Amazonas, no bairro São Geraldo, na altura do número 165.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá tome providências para a conservação da Praça Antenor Afonso, antiga Praça do Parquinho.

Raphael Rios

O Vereador Raphael Rios aproveitou seu tempo regimental para apresentar o relatório de visita as 38 Escolas e Creches Municipais de Araxá. O parlamentar, que é membro da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Segurança, visitou todas as unidades de ensino durante 9 meses e apresentou as principais melhorias detectadas.

Os problemas principais apresentados foram: falta de valorização dos Profissionais da Educação, fornecimento reduzido de alguns insumos, problemas no transporte escolar, melhorias nos prédios das escolas e melhoria na estrutura para a educação inclusiva.

O Vereador concluiu sua fala informando que, no próximo ano, vai realizar um trabalho semelhante de visitas as Unidades Básicas de Saúde.

Indicação – Que seja estudada contratação de empresa de engenharia especializada em reformas prediais, para atuar nas reformas e creches da cidade.

Hudson Fiuza

O Vereador Hudson comentou os problemas, causados por árvores e galhos de árvores, durante o período chuvoso. O Vereador solicitou providências do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá – IPDSA com relação ao assunto. Diversas reivindicações relacionadas ao trânsito foram apresentadas pelo Parlamentar.

Indicação – Estudos técnicos para implantação do Sistema Binário, e implantação de estacionamento somente de um lado da via nas seguintes ruas na Vila Guimarães: Rua Bom Jesus e Rua Nossa Senhora do Carmo

Indicação – Revitalização da sinalização de solo no cruzamento da Avenida Divino Alves Ferreira com as Ruas Valdemar Siqueira e Irinéia Alves de Paula, com a possibilidade da instalação de uma rotatória.

Indicação – Avaliação das árvores que ficam na Avenida Vereador João Sena, mas também, se houver possibilidade, que seja feita essa avaliação em todas as árvores centenárias de Araxá.

Indicação – Implantação do estacionamento somente de um lado da via pública como medida de regulamentação do trânsito, com a devida sinalização na Rua Oseias Vieira Naves, no Bairro Santo Antônio e Rua Dorvalina Pereira de Melo, no Bairro Parque das Mangabeiras

Indicação – Que sejam feitos estudos técnicos para implantação de melhorias no trânsito, no cruzamento das ruas Rio Branco, Costa Sena e Marechal Deodoro.

Fernanda Castelha

A Vereadora Fernanda iniciou sua participação agradecendo ao Deputado Bosco pela resposta à sua solicitação de aumento de efetivo da Polícia Ambiental em Araxá.

Fernanda também comentou a revitalização da Avenida Antônio Carlos. Ela lamentou a falta de informações com relação ao Projeto e disse não concordar com a obra. A Parlamentar também questionou o fato de duas árvores paus-mulatos terem sido cortadas por causa da revitalização.

Indicação – Agilizar o subsídio de moradia, através do aluguel social, para família que atualmente reside na Rua Emídio Antônio Santos, no Bairro Alvorada.

Indicação – Analise para responder questões relacionadas à Avenida Ítalo Ross.

Indicação – Que seja analisada a situação dos pedidos de resgate de animais abandonados, doentes e atropelados nas vias públicas, que não estão sendo recolhidos e informação sobre quem será novo coordenador da Vigilância Sanitária de Araxá.

Indicação – Reforma da Escola Municipal Aziz J. Chaer, no Bairro Orozino Teixeira.

José Valdez da Silva

O Vereador Ceará lamentou a situação da coleta de lixo em Araxá. Segundo ele a cidade está com 6 caminhões de lixo parados por falta de manutenção. O Parlamentar comentou a triste situação de pessoas que estão coletando lixo reciclado no aterro sanitário. A prática ilegal acontece, infelizmente, devido à necessidade desses catadores. Ceará concluiu pedindo respeito para com essas pessoas e afirmando que a situação ocorre por que o material não é aterrado adequadamente.

Indicação – Organização de agendamentos e consultas no Sistema Municipal de Saúde em Araxá.

Indicação – Que seja providenciado um estudo para a pavimentação na Rua Olivério de Moura Barreto, no Bairro Guilhermina Vieira Chaer.

Indicação – Que possam ser apresentados todos os valores gastos com a coleta de lixo em Araxá.

Edinho Souza

O Vereador Edinho parabenizou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD e o Programa Casa do Pequeno Jardineiro pela formatura de suas turmas. O Parlamentar destacou o importante trabalho realizado pelos dois programas.

Edinho pediu o apoio de toda a população para a campanha da Associação de Assistência a Pessoa com Deficiência de Araxá- FADA. A instituição promove uma rifa para angariar fundos para que a entidade não feche suas portas em 2018.

Moção de Congratulações – Ao Subtenente Denner, do Tiro de Guerra 04/001, pelos trabalhos realizados e a promoção recebida no Tiro de Guerra em Araxá (Em nome da Mesa Diretora).

Moção de Congratulações – Ao 1º Sargento Paulo Sergio e Subtenente Muller, pelos trabalhos realizados no Tiro de Guerra 04/001, em Araxá (Em nome da Mesa Diretora).

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de instalação de um Centro de Referência de Atendimento ao Idoso.

Carlos Roberto Rosa

Roberto também comentou a revitalização da Avenida Antônio Carlos. Ele solicitou que a fonte seja ligada e que o Museu Legislativo seja recuperado juntamente com a sede da Associação dos ex-agentes políticos.

O Parlamentar voltou a comentar a situação do Complexo do Barreiro. Roberto lembrou que o local é o cartão de visitas de Araxá e por isso merece ser cuidado. Ele também lembrou os muitos empregos criados pelo setor de turismo na cidade.

Indicação – Que seja reativa a Fonte Luminosa na Praça da Avenida Antônio Carlos, Centro.

Indicação – Que com a inauguração do Centro Administrativo, após a mudança, seja reativado o Museu Legislativo de Araxá e a sede da Associação dos Ex-agentes políticos de Araxá.

Projetos Aprovados

Projeto de Lei 128/ 17- Dispõe sobre a garantia de vagas para irmãos na mesma unidade de ensino público no Município de Araxá.

Projeto de Lei 122/17- Dispõe sobre estacionamento gratuito para idoso e pessoas com deficiência e dá outras providências.

Anuncie Aqui Super banner
Política

Mais notícias da Categoria Política

Prazo para eleitor regularizar título termina em maio

Prazo para eleitor regularizar título termina em maio

Portal Paranaíba 10/02/2020
Romeu Zema determina investimentos de R$ 516 milhões para beneficiar atingidos por barragem de Fundão

Romeu Zema determina investimentos de R$ 516 milhões para beneficiar atingidos por barragem de Fundão

Portal Paranaíba 10/02/2020
NIVALDO EMPOSSA NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES

NIVALDO EMPOSSA NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES

Portal Paranaíba 10/02/2020
O poder legislativo de São João Del-Rei convida

O poder legislativo de São João Del-Rei convida

Portal Paranaíba 29/07/2019
CRISE NA VENEZUELA : Manifestantes protestam na Venezuela contra bloqueio de ajuda humanitária imposto por Nicolás Maduro

CRISE NA VENEZUELA : Manifestantes protestam na Venezuela contra bloqueio de ajuda humanitária imposto por Nicolás Maduro

Portal Paranaíba 12/02/2019
ADOLESCENTES SÃO APREENDIDOS COM MATERIAL ILÍCITO EM SÃO THIAGO

ADOLESCENTES SÃO APREENDIDOS COM MATERIAL ILÍCITO EM SÃO THIAGO

Portal Paranaíba 29/06/2018